terça-feira, dezembro 21, 2004

Imprensa: Idosos de Lisboa vão beneficiar de reparações grátis em casa

O jornal Público publica hoje a seguinte notícia, da autoria do jornalista José António Cerejo: Idosos de Lisboa vão beneficiar de reparações grátis em casa: Os idosos e deficientes residentes em Lisboa vão passar a ter acesso a um serviço gratuito de pequenas reparações domésticas que dará pelo nome de Projecto Lx Amigo. O serviço, criado pela Câmara Municipal de Lisboa, deverá estar operacional na próxima semana ou, o mais tardar, na semana seguinte.
De acordo com um assessor da vereadora Helena Lopes da Costa, responsável pelo pelouro da Acção Social, a iniciativa esteve a ser testada nos últimos 15 dias e vai ser publicitada, a partir de hoje, através de cartazes e da comunicação social.
A avaliar pelas imagens de um dos cartazes que vai divulgar o Lx Amigo, os técnicos da câmara estarão em condições de efectuar pequenas intervenções, nomeadamente em fechaduras e canalizações, bem como reparar candeeiros, cadeiras e outros objectos de uso quotidiano.
Para lá das reparações e consertos, o serviço poderá também prestar diversos apoios aos utentes, mas os pormenores sobre o seu funcionamento só serão tornados públicos numa conferência de imprensa a realizar durante o dia de hoje.
Para já, o Lx Amigo vai contar com três carrinhas equipadas, que transportarão os técnicos, as ferramentas e todo o material necessário à realização das reparações. Em função da procura e da capacidade de resposta instalada, será depois avaliada a necessidade e a possibilidade de atribuir mais meios ao projecto.
Os idosos e deficientes serão os únicos beneficiários e poderão pedir ajuda através do 808215050, um número cuja utilização implica o pagamento de um único impulso telefónico.
Esta iniciativa vem juntar-se ao serviço Casa Aberta, lançado ainda no anterior mandato autárquico e depois reforçado, que tem por objectivo a realização de grandes reparações destinadas a promover a mobilidade no interior das residências dos deficientes. Através deste serviço, que funciona em articulação com duas associações de deficientes, a câmara promove a instalação de rampas, o alargamento de portas e diversas outras obras tendentes a melhorar as condições de circulação dentro das casas.

Mais notícias sobre este assunto podem ser consultadas através dos links Correio da Manhã, RTP, A Capital,
Portugal Diário e Jornal Digital ou na edição de hoje do Jornal de Notícias.