quinta-feira, dezembro 23, 2004

Imprensa: prendas especiais para crianças portadoras de deficiência

Notícia do Portugal Diário, da jornalista Marta Sofia Ferreira: Crianças deficientes com prendas especiais: fim-de-semana na Eurodisney ou passeio de helicóptero são surpresas no sapatinho. As crianças lisboetas portadoras de deficiência vão ter um presente de Natal diferente. Virá um pouco tarde mas pode trazer muitos sorrisos.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a desenvolver um projecto que pretende envolver crianças com deficiências das escolas básicas de Lisboa em diversas actividades.
No âmbito do projecto «Tenho um amigo», a criança será acompanhada na actividade por um colega por ela escolhido, portador de deficiências ou não, e por um adulto que pode ser um funcionário da escola, um professor ou um familiar.
O projecto deve ser posto em acção no início do ano, uma vez que ainda se encontra numa fase de angariação de patrocinadores e colaboradores.
Através do projecto «Tenho um amigo», as crianças seleccionadas vão poder ir passar um fim-de-semana à Eurodisney, ir assistir ao musical Mary Poppins em Londres, almoçar com um futebolista, fazer um baptismo de voo com direito a almoço num helicóptero, almoçar num barco da Marinha portuguesa ou ir passear durante um fim-de-semana para a Covilhã.
São seis as actividades previstas até agora, que irão fazer a alegria de seis alunos de escolas do primeiro ciclo e seus acompanhantes.
«Solicitámos às directoras das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que seleccionassem um criança portadora de deficiência para cada acção. Elas estão em melhores condições para fazerem essa selecção do que a Câmara», explicou ao PortugalDiário fonte da CML.
Embora o projecto ainda esteja numa fase de angariar colaboradores e patrocinadores, a mesma fonte da CML adiantou ao PortugalDiário que não estão preocupados com atrasos no projecto: «Neste tipo de acções normalmente a adesão é muito grande. Um exemplo disso foi o grande apoio que tivemos no projecto Mãos à Obra».
O projecto «Mãos à Obra», que teve o seu arranque no final de 2001, consiste num projecto de recuperação e reabilitação de mais de 70 espaços de recreio dos Jardins de Infância e das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, da rede pública da CML. Este projecto foi levado adiante com a ajuda da lei do Mecenato.
Este novo projecto «Tenho um amigo» tem data marcada para o início do ano e engloba as áreas da Educação e Deficiência.