terça-feira, dezembro 21, 2004

Lx Amigo foi hoje apresentado

Helena Lopes da Costa apresentou hoje, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), o Lx Amigo, um novo projecto da Câmara Municipal de Lisboa para os idosos e / ou cidadãos portadores de deficiência de Lisboa.

Competências: a Câmara Municipal de Lisboa, no quadro das suas competências na área da Acção Social, promove e articula projectos e iniciativas com a finalidade de colmatar os problemas sociais inerentes aos munícipes idosos e/ou portadores de deficiência.

Organização: parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, os Inválidos do Comércio e o Instituto Português de Reumatologia (coordenação e financiamento da responsabilidade da autarquia).

Destinatários: idosos e cidadãos portadores de deficiência de Lisboa.

Objectivo: prestar apoio domiciliário gratuito ao nível das pequenas reparações.

Meios: 3 carrinhas com 1 técnico cada e seis técnicos no call center (em sistema de rotatividade).

Como: o técnico dirige-se a casa dos munícipes que solicitem o serviço para efectuar pequenas reparações e outro tipo de apoios (exemplo: reparação de canalizações, resolução de problemas eléctricos, arranjo de fechaduras, substituição de vidros partidos, deslocação de móveis, entre outros).

Identificação: todos os técnicos afectos a este projecto fazem-se acompanhar da identificação e uniforme respectivos.

Início: 3 de Janeiro de 2005.

Como solicitar o serviço: através da linha azul 808 21 50 50.

Se o pedido não se enquadrar: os munícipes são informados de outras respostas municipais (por exemplo: se forem solicitadas obras profundas de adaptação em casa de munícipes portadores de deficiência, os pedidos serão canalizados para o programa municipal Casa Aberta).

Avaliação do projecto: este projecto esteve já em experiência durante 15 dias. Serão efectuados relatórios de actividade mensais. É com base nesses relatórios que se decidirá, por exemplo, se é ou não necessário alargar o número de técnicos e de carrinhas afectos ao projecto.