quinta-feira, dezembro 23, 2004

Olhar(es) sobre a Família


Texto introdutório do livro Olhar(es) sobre a Família:

“Em 1994 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Ano Internacional da Família como uma resposta directa à premente necessidade de apoio às famílias. Desde então tem-se vindo a dar enfoque aos processos de refinamento dos conceitos e mecanismos de desenvolvimento e progresso social, quer estimulando as acções locais, nacionais e internacionais no incrementar da consciência, entendimento e conhecimento dos assuntos e processos que afectam a Família, quer aumentando a efectividade desses esforços e o fortalecimento das instituições mais directamente direccionadas para esta problemática.
Este ano, o Dia Internacional da Família adquire um significado especial, pois em 2004 também se comemora o décimo aniversário do Ano Internacional da Família. É portanto uma ocasião para recordar a importância dos seus princípios e objectivos originais.
Nesse sentido, e porque é preocupação desta Câmara continuar a manter políticas e programas funcionais que assegurem o apoio às famílias para benefício das gerações futuras, quisemos assinalar esta data com a publicação de uma brochura que alerta, reunindo diversas visões sobre esta temática, para a necessidade de uma contínua reflexão e empenhamento de todos os actores sociais na edificação de uma sociedade onde a família constitua cada vez mais um pólo aglutinador e estruturante de toda a comunidade, visando o fortalecimento das suas competências, o equilíbrio entre o trabalho e as responsabilidades familiares e a redução da violência doméstica e da pobreza.”

( Helena Lopes da Costa, Vereadora da Acção Social da CML )