terça-feira, dezembro 21, 2004

Projecto Tenho um Amigo

Tenho um Amigo é um projecto dos Pelouros da Educação e da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa.

Pretendemos com este projecto dar a algumas crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Lisboa um presente único. Algo com que sempre sonharam.

Pretendemos também lembrar que a deficiência continua a merecer da parte da Câmara Municipal de Lisboa uma atenção redobrada e um esforço contínuo.

Pretendemos defender a inclusão, a partilha e a troca de experiências entre crianças com e sem deficiências, mostrar que todos temos apetências e dificuldades.

Estamos numa fase inicial. Numa fase de angariação de empresas que se disponibilizem para oferecer os presentes que pensámos: um fim-de-semana na EuroDisney, assistir ao musical Mary Poppins em Londres, almoçar com um futebolista, fazer o baptismo de voo com almoço num helicóptero, visitar um barco da Marinha Portuguesa com almoço e um fim de semana na Covilhã.

Para realizar este projecto solicitámos às directoras e professores das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que indicassem um criança portadora de deficiência para cada um dos presentes. Essa criança escolherá um amigo e uma pessoa adulta (uma professora, uma auxiliar da escola ou um familiar) para o acompanhar na acção oferecida.