segunda-feira, dezembro 06, 2004

Reunião de Câmara: obras da Extensão do Centro de Saúde de Marvila – Bairro dos Lóios avançam

Na Reunião de Câmara realizada hoje, nos Paços do Concelho de Lisboa, foi aprovada a adjudicação da empreitada para adaptação de um espaço municipal situado no Bairro dos Lóios na futura Extensão do Centro de Saúde de Marvila.
Foram ainda aprovadas a adjudicação de empreitada para reabilitação do edifício sito na Praça David Leandro da Silva, n.º 25, para instalação do novo centro de abrigo municipal, a adjudicação de empreitadas para requalificação dos espaços exteriores das escolas n.º 25 (Bairro dos Lóios), n.º 44 (Praça Nuno Gonçalves) e n.º 175 (Santa Maria dos Olivais), o lançamento de Concurso Público para beneficiação geral e ampliação da cozinha da Escola n.º 57 (sita na Rua José Escada) e a minuta de Contratos-Programa a celebrar com a Gebalis – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, pelo qual se transfere para aquela empresa municipal 1.000.000 € para continuação da reabilitação do Bairro da Quinta dos Ourives. Esta empreitada, entre outros e dada a sua inexistência, prevê a instalação de canalização de água quente.

O executivo municipal aprovou também submeter à Assembleia Municipal de Lisboa a constituição a título gratuito, a favor do Comité Olímpico de Portugal, para instalação da sua sede, o direito de superfície pelo prazo de 70 anos, sobre o prédio municipal “Salão de Portugal”, sito na Travessa da Memória nº 34/36 e sua envolvente, com a área total de 1.557,30 m2.

Por proposta da Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, Helena Lopes da Costa, foram também aprovadas hoje, em Reunião de Câmara, transferências de verbas para as seguintes entidades:

Ajuda de Mãe (apoio a jovens grávidas que recorrem à prostituição), ABRAÇO - Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA (apoio à instalação dos gradeamentos de protecção nas suas instalações), Fundação Obra do Ardina (crianças e jovens em risco), Fundação AMI (trabalho com a população sem-abrigo), O Ninho (apoio a mulheres que recorrem à prostituição), Crescer na Maior (trabalho junto de arrumadores de carros e toxicodependentes), VITAE - Assoc. de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional (reinserção social), Assoc. de Reformados, Pensionistas e Idosos (apoio à conclusão dos trabalhos de acabamentos da loja cedida pela CML na Av. Alfredo Bensaúde), Centro Social do Casal Ventoso (apoio a crianças, jovens e idosos), Religiosas Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade (apoio a mulheres que recorrem à prostituição), CIC - Portugal, Assoc. para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura - Projecto Orientar (reinserção social), Obra Social das irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (apoio a mulheres que recorrem à prostituição), Associação Futuro Autónomo (trabalho com a população sem-abrigo), Assoc. Círculo de Apoio à Integração dos Sem-Abrigo – CAIS, Assoc. AGIR XXI - Assoc. para a Inclusão Social e Profissional (reinserção social), Assoc. de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (para conclusão das obras de acabamento das lojas atribuídas pela CML no Lote C2 e C3 no PER da Av. Alfredo Bensaúde), Assoc. Projecto Alkantara (apoio à terceira idade, crianças e jovens atingidas pela problemática da toxicodependência), MSV - Movimento ao Serviço da Vida (reinserção social), JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados (reinserção social de imigrantes e/ou refugiados), Comunidade Vida e Paz (equipas de rua de apoio aos sem-abrigo), Associação Vale D'Acor (no âmbito da toxicodependência e sem-abrigo), Fundação Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde (serviços de apoio a idosos), Associação Novos Rostos Novos Desafios (toxicodependência, sem-abrigo e prostituição), Conversas de Rua (intervenção comunitária junto dos jovens), Centro Social da Musgueira (apoio à montagem de um aquecimento central), Legião da Boa Vontade (trabalho com a população sem-abrigo), Associação Outros-Olhares (prevenção primária da toxicodependência), Centro Social do Exército de Salvação (prevenção primária da toxicodependência), Associação O Companheiro (reinserção social de jovens), Associação de Albergues Nocturnos (apoio para a conclusão dos trabalhos do Centro de Acolhimento para a população Sem-Abrigo), Assoc. de Prevenção e Intervenção Social – APIS (acções de prevenção em escolas) e a outras associações e instituições (para apoio à realização de obras em espaços cedidos pela CML) bem como a diversas Juntas de Freguesia.