sábado, janeiro 15, 2005

Helena Lopes da Costa representa município em reunião da CGLU em Paris


A Vereadora da Acção Social da CML, Helena Lopes da Costa, em representação do município de Lisboa, esteve presente hoje, na Mairie de Paris, em Paris, numa reunião promovida pela CGLU – Cidades Governos e Locais Unidos, que reuniu os presidentes e / ou representantes das Câmaras Municipais das capitais europeias bem como outras que entenderam associar-se. O objectivo da reunião passava pelo concertar de esforços para apoiar as vítimas do tsunami no sudeste asiático.

Helena Lopes da Costa afirmou a solidariedade de Lisboa e dos seus munícipes e informou do apoio que, através de várias formas, os munícipes de Lisboa têm dado às vítimas do tsunami. Por outro lado demonstrou a disponibilidade da autarquia em promover algumas iniciativas concretas.

O apoio municipal será centrado em Banda Aceh, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. A autarquia promoverá um concerto de homenagem (revertendo todas as receitas para esse fim) e apoiará financeiramente um concerto promovido pela Sociedade São Vicente de Paulo de Portugal, no próximo dia 19 de Janeiro, cujas receitas reverterão também para instituições que estão a apoiar os habitantes das zonas afectadas.

Poderá ainda ser apresentada uma proposta ao executivo municipal para a construção ou reabilitação de uma escola ou de um outro equipamento infantil de Banda Aceh. Esta questão está ainda dependente do relatório final da reunião que será enviado à CML pela Mairie de Paris.

Por fim, e conforme acordado nesta reunião, a Câmara Municipal de Lisboa irá indicar o nome de um ou dois técnicos municipais para que, no âmbito da CGLU, seja criada uma base de dados de técnicos que possam rapidamente reunir em caso de emergências futuras.
Mais informações sobre esta organização em http://www.cities-localgovernments.org/.