segunda-feira, março 21, 2005

CML lança projecto Passagem Segura

A Câmara Municipal de Lisboa vai lançar um projecto que tem como objectivo promover a segurança rodoviária das crianças e dos jovens nas entradas e saídas do seus estabelecimentos de ensino, sensibilizando-os, em especial, para o atravessamento das passadeiras. Pretende-se ensinar a respeitar e a cumprir regras cívicas que promovam a segurança de peões e do tráfego nas zonas de grande circulação pedonal.

Numa primeira fase, a iniciar no primeiro dia de aulas do 3.º período, dia 4 de Abril, este projecto-piloto abrangerá três escolas com diferentes níveis de ensino, localizadas em três zonas diferenciadas da cidade: Escola do 1º Ciclo n.º 69, Escola 2 + 3 Nuno Gonçalves e Escola Secundária do Restelo.

Esta iniciativa terá o apoio do Instituto Português da Juventude, da Polícia Municipal e da Prevenção Rodoviária Portuguesa, que, juntamente com o Banco do Voluntariado da Câmara Municipal de Lisboa, irão dar a formação necessária a todos os voluntários que se inscreverem no projecto.

Estes vigilantes utilizarão coletes reflectores identificativos da acção, estando a PSP informada deste projecto, para assim os poder ajudar, em caso de necessidade.

A cada voluntário será fornecido o passe social de transportes e a alimentação, fornecida pela própria escola.