sexta-feira, março 11, 2005

Imprensa: Centros de apoio registaram 300 sem-abrigo

Notícia da Agência Lusa, da jornalista Joana Haderer: Espaços de apoio aos sem-abrigo receberam 88 pessoas por dia. Os dois espaços diurnos de apoio aos sem-abrigo que a Câmara de Lisboa disponibilizou devido às baixas temperaturas entre os dias 02 e 06 receberam 88 pessoas por dia, divulgou hoje fonte municipal.
A autarquia lisboeta reforçou naquela altura o apoio aos sem-abrigo com a criação de dois espaços, que funcionavam até às 21:00 na Praça David Leandro Silva, no Beato, e no Palácio da Folgosa, junto ao Martim Moniz, e onde os utentes recebiam alimentos quentes e acompanhamento.
A intervenção da Câmara traduziu-se também no reforço da actuação das 23 equipas de rua que costumam prestar apoio aos sem-abrigo e no aumento das vagas disponíveis nos cinco centros de acolhimento municipais.
De acordo com uma nota do gabinete da vereadora da Acção Social, Helena Lopes da Costa, "em média, por dia, recorreram aos serviços destes espaços de apoio 88 indivíduos, à procura de abrigo ou alimentos".
Entre os sem-abrigo que se dirigiram aos dois espaços, "quase todos" foram encaminhados para estruturas de saúde, de apoio psicossocial e de apoio profissional e ocupacional, enquanto 50 utentes foram enviados para os centros de abrigo municipais.
A autarquia oferece 608 vagas nos centros de abrigo (Arco Carvalhão, Xabregas, Beato, Casal Ventoso e Graça), com capacidade para aumentar para 675 as camas disponíveis em situações de emergência.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Plano LX – Plano Municipal de Prevenção e Inclusão de Toxicodependentes e Sem-Abrigo, em parceria com instituições como a Associação Futuro Autónomo, Associação Novos Rostos Novos Desafios, Legião da Boa Vontade, Movimento ao Serviço da Vida e Serviço Jesuíta aos Refugiados.
São ainda parceiros da Câmara Municipal os Médicos do Mundo, Vitae – Centro de Acolhimento do Beato, Comunidade Vida e Paz, Associação Centro Fonte da Prata e Associação Crescer na Maior.

Mais notícias sobre este assunto nos links
Público, Jornal de Notícias, Diário Digital I, Diário Digital II ou na edição de hoje dos jornais Diário de Notícias, 24 Horas, A Capital, Notícias da Manhã e Metro.