terça-feira, março 22, 2005

Imprensa: Câmara recruta voluntários para acompanhar crianças nas escolas

Notícia da Agência Lusa, da jornalista Joana Bastos: Câmara recruta voluntários para acompanhar crianças nas escolas. A Câmara de Lisboa lança em Abril um projecto-piloto em três escolas da cidade que visa promover a segurança das crianças à entrada e saída dos estabelecimentos através do recrutamento de vigilantes voluntários, anunciou hoje a autarquia.
O projecto "Passagem Segura" arranca no início do 3º período nas escolas Secundária do Restelo, Básica nº 69 e Básica do 2º e 3º ciclo Nuno Gonçalves, devendo ser alargado a todos os estabelecimentos de ensino de Lisboa no próximo ano lectivo.
Para levar a cabo o programa, desenvolvido pelos pelouros de Educação e Acção Social, a Câmara pretende recrutar idosos com mais de 65 anos para acompanhar as crianças e jovens na entrada e a saída da escola, ajudando os alunos a cumprir regras cívicas e de segurança rodoviária, nomeadamente ao atravessar a rua.
O projecto-piloto, que irá decorrer até ao final deste ano lectivo, a 30 de Junho, tem como objectivo promover a segurança infantil e, simultaneamente, despertar a motivação dos idosos, "consciencializando-os que são ou poderão ser parte integrante da vida activa" da cidade.
Identificados com coletes reflectores e braçadeiras da Câmara, os voluntários permanecerão à entrada das escolas no início das aulas, a partir das 07:30, e acompanharão a saída dos alunos do turno da manhã, por volta das 13:00, e do turno da tarde, cerca das 18:00.
Os vigilantes, que terão uma formação de duas semanas por parte do Banco de Voluntariado e da Prevenção Rodoviária Portuguesa, irão receber da autarquia o passe de transporte e a alimentação será fornecida pelas escolas.
Nesta fase inicial, o projecto conta com o apoio das Juntas de Freguesia dos três estabelecimentos de ensino envolvidos (São Francisco Xavier, Graça e Penha de França), onde os interessados poderão dirigir-se para aderir à iniciativa, assim como ao Banco de Voluntariado da autarquia.

Mais notícias sobre este tema nos links
Público, Portugal Diário e Diário Digital ou na edição de hoje dos jornais Diário de Notícias, A Capital, Correio da Manhã e Notícias da Manhã.