sexta-feira, março 18, 2005

Lisboa recebe a primeira Feira Social

Foi hoje inaugurada, no Terreiro do Paço, em Lisboa, às 14h30m, a Feira Social. Durante três dias esta Feira pretende ser um espaço de exposição de projectos sociais desenvolvidos e implementados em Portugal, sendo por isso um evento pioneiro nesta área.

A Associação Cais preside à Comissão Organizadora, da qual fazem parte outras entidades, como a Câmara Municipal de Lisboa, o Governo Civil de Lisboa e o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

“A Sustentabilidade dos Projectos Sociais” foi o tema escolhido para esta feira, pretendendo-se dessa forma alertar todos para a responsabilidade que têm na construção de uma sociedade melhor.

A Feira tem aberto ao público diferentes espaços:
- Mostra Social (Zona de Stands das Associações),
- Espaço Polivalente (dedicado à realização de workshops, debates e tertúlias),
- Área de Projectos Móveis (Unidades Móveis de âmbito social como, por exemplo, do Instituto do Sangue e a Carrinha AMI),
- Animação Socio-Cultural (Animação da evolvente externa da Feira: Teatro de Rua, palhaços, etc.),
- Tenda desfile (espaço dedicado à música, arte e moda onde os protagonistas são pessoas portadoras de deficiência),
- FUN’s (onde o humor vai servir para sensibilizar e alertar para as questões sociais),
- Espaço Radical (Espaço de Adrenalina e Desportos Radicais: Rampas, Patins em Linha, BMX e Skate com muita música à mistura) e
- Night Out (o palco da feira por onde vão passar artistas e bandas conhecidas do público português como Terrakota e Peste & Sida; o palco abre no dia 18 às 20 horas, com o acender da Chama da Solidariedade e com o hino da Feira Social’05 interpretado ao vivo).

Para além de ser uma das entidades responsáveis pela organização a Câmara Municipal de Lisboa marca presença com um espaço de informação do Plano Lx – Plano Municipal de Prevenção e Inclusão de Toxicodependentes e Sem-Abrigo.