quarta-feira, abril 13, 2005

Assinado Protocolo para a construção do Museu das Crianças

Notícia da Agência Lusa, da autoria do jornalista Marco Silva: Museu das Crianças garantido em Marvila: Nove meses depois de ter encerrado as portas, o Museu das Crianças garantiu hoje um espaço definitivo, em Marvila, com a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Lisboa e a Associação Acordar a História Adormecida.
"Finalmente foi dado um passo definitivo para podermos entrar numa grande aventura...é um sonho sonhado já há muitos anos", disse à Lusa Margarida de Lancastre, presidente da associação e directora do museu.
Criado em 1994, o Museu das Crianças esteve até Julho de 2004 num espaço provisório no Museu da Marinha, em Lisboa, mas garantiu hoje uma área de 4.575 metros quadrados no antigo espaço da escola do 1º ciclo nº 117 de Marvila.
De acordo com Margarida de Lancastre, o novo espaço deverá abrir as portas em 2007.
"O local tem uma excelente vista e é muito desafogado, para além dos bons acessos. Podemos fazer um grande centro cultural para crianças e famílias", disse.
O protocolo assinado hoje na Câmara de Lisboa resulta de uma proposta da vereadora Helena Lopes da Costa, aprovada em Assembleia Municipal, por unanimidade, a 20 de Julho de 2004.
O direito de superfície é cedido à Associação Acordar a História Adormecida, por um prazo de 50 anos e pelo preço de 299.352 euros.
O projecto do novo Museu das Crianças prevê a construção de um edifício de dois pisos e uma área envolvente de cerca de 1.500 metros quadrados.
A obra está estimada em cerca de quatro milhões de euros e a associação pretende lançar uma campanha para angariação de fundos.
"Quanto mais depressa melhor. Vamos tentar começar a recolher donativos já este mês", disse a directora do museu, acrescentando que a associação vai candidatar-se a um programa da comunidade europeia.
No novo espaço deverão estar em simultâneo três exposições, dedicadas a faixas etárias diferentes: até aos cinco anos, dos seis aos 12 anos e para toda a família.
Estão ainda previstas oficinas de música, de teatro e de outras artes.
Desde o dia 31 Julho que o material do Museu das Crianças está espalhado por armazéns, garagens e outros espaços.
No entanto, no final de Maio, o Museu deverá abrir um espaço de cerca de 500 metros quadrados em instalações provisórias no Jardim Zoológico de Lisboa, mediante o pagamento de uma renda.
O protocolo para a cedência deste espaço deverá ser assinado no início da próxima semana.
"Será uma mais valia quer para o Museu quer para o Jardim Zoológico, o trabalho em conjunto com as crianças e as famílias", considerou a directora do Museu, admitindo, "se as coisas correrem bem", a permanência de uma extensão no Zoo, mesmo quando as instalações de Marvila estiverem concluídas.
Neste espaço, a ocupar a partir do final de Maio, Margarida de Lancastre prevê apenas a realização da exposição "dentro de mim há um tesouro".
Quanto a outros projectos, sem querer adiantar pormenores, Margarida de Lancastre disse que um dos seus sonhos é abrir um Museu das Crianças também no Porto.