sexta-feira, julho 01, 2005

Acção Praia/Campo 2005 começa segunda-feira

Várias centenas de crianças dos bairros municipais de Lisboa iniciam segunda-feira (dia 04 de Julho) o primeiro de dez dias de férias na praia e no campo, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, que se irá repetir por mais duas vezes até ao final de Agosto.

Este ano participam na Acção Praia/Campo cerca de 5300 jovens (entre os 6 e os 12 anos), que serão repartidos por três turnos: de 04 a 15 de Julho, de 18 e 29 de Julho e, finalmente, de 01 e 12 de Agosto.

Durante estes dias de férias, as crianças dos bairros municipais de Lisboa poderão usufruir de actividades lúdicas, desportivas e culturais, sempre em contacto com a natureza.

Para transportar as crianças das Juntas de Freguesia onde residem à praia de S. João, na Costa da Caparica, foram fretados 113 autocarros, que serão divididos pelos três turnos.

Nas equipas que acompanharão as crianças estarão vários monitores (na proporção de um para cada seis crianças), cuja função será garantir a segurança dos participantes. A formação destes monitores é da responsabilidade do Departamento de Acção Social.

Além dos monitores, estarão também no local vários coordenadores (na proporção de um para cada sete monitores), que deverão ter formação em socorrismo, organizada pelo DAS. É, no entanto, obrigatório, que pelo menos cada elemento da equipa tenha formação em primeiros socorros.

Todos os participantes na Acção Praia/Campo 2005 estarão abrangidos pelo seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, efectuado pela Câmara Municipal de Lisboa.